Capital de giro para começar um mercadinho (é necessário ou não?)
Você sabe o que é capital de giro quando se trata de abrir um mercadinho? Não? Pois então vamos lá.
Capital de giro é o mesmo que ativo circulante é o valor que você deve ter para custear e manter as despesas operacionais do dia a dia, este valor deve ser diferente entre o dinheiro que tem disponível e que deve, sejam elas fixas ou gastos necessários para a produção ou prestação de serviços.
Sendo assim é uma reserva de recursos de rápida renovação, que está sempre voltada para suprir as necessidades da gestão financeira do negócio ao longo do tempo, eles estão concentrados em:
• Contas a receber,
• Estoque,
• Caixa,
• Conta bancária.
Esse recurso é totalmente diferente do capital fixo ou permanente, que é voltado para a compra do imóvel, instalação de máquinas, matérias primas e equipamentos, ou seja, o início do processo físico do seu mercado.
Agora que entendemos o que é o capital de giro, vamos começar a entender o seu funcionamento e se ele é necessário ou não para iniciar o seu mercado.
O seu funcionamento depende única e exclusivamente das suas vendas e do quanto você consegue guardar para se manter no mercado com o mesmo nível de mercadorias sempre, além dos melhores profissionais para atender e cativar os clientes.
Nem sempre o dono consegue ter uma administração exemplar com um bom planejamento financeiro, e com as dívidas que podem ocorrer a única saída que eles encontram é ir atrás do banco para pedir empréstimos, o que acaba se tornando uma “bola de neve”, pois não conseguem obter o capital de gira o suficiente para se bancar e pagar todas as suas contas.
Portanto, é de extrema importância que o seu capital de giro seja maior que a sua margem de lucro obtida com os produtos, para que mesmo se houver uma pequena perda de mercadoria, suas contas continuem no azul.
Que tal conhecer nossos produtos e preparar a sua loja para ser um sucesso no mercado?! É só clicar aqui e entrar em contato com nosso time de vendas.