Como atender seu cliente de forma estratégica e vender mais no seu empreendimento

Lembrando de como funciona o método de marketing sensorial, onde precisamos estabelecer uma conexão com o nosso cliente usando os 5 sentidos deles, mas também é importante manter o pós venda super ligado e atento ao feedback dos clientes.
Somente assim, você poderá aprimorar suas vendas e irá conseguir atender os seus clientes de forma estratégica, e para isso vim te ajudar a entender por onde começar.
Dependendo do seu ramo, você terá um site onde os seus clientes podem ir te avaliar ou até mesmo deixar sua avaliação negativa para todas as pessoas verem, e hoje até o mesmo o Google faz os seus clientes deixarem um comentário, e você deve ter a sabedoria de responder sempre educada e respeitosa, mesmo que algumas pessoas não tenham sido gentis.
Responder as avaliações além de humanizar a sua empresa, faz com que o cliente se sinta importante e mostra para quem está atrás de indicações que mesmo que haja algum problema você está sempre disposto a melhorar.
Se você ainda não tem familiaridade para responder, vim te dar alguns itens que devem conter sempre.
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Cordialidade sempre: mesmo que você tenha recebido uma avaliação negativa é importante manter a educação, mostrando que está aberto a ouvir e resolver os problemas.
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Objetividade: não fique rodeando para responder, seja direto e fale de forma clara para que não fique dúvidas, com ele ou com qualquer pessoa que leia a avaliação.
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Autenticidade: quando estiver respondendo trate o cliente pelo nome e cite o assunto, para que a pessoa veja que você se importou em ler o que ela disse, e principalmente que ela se sinta acolhida.
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Agradeça: independente se foi positivo ou negativo, agradeça a pessoa, isso demonstra que a sua opinião é importante.
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Disponibilidade: principalmente se forem avaliações negativas, se mostre disposto a solucionar os problemas do cliente.
Se mesmo com essas boas práticas você ainda tiver dúvidas de como responder, vou te deixar o que sempre deve ter e o que não pode ter em suas respostas.
Para avaliações positivas:
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Comprimentar o cliente e citar o seu nome,
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Agradecer a avaliação,
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Resposta curta e objetiva,
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Citar assunto abordado,
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Não esquecer de mencionar o nome da empresa,
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Estimular que o cliente volte.
Para avaliações negativas:
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Comprimentar o cliente e citar o seu nome,
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Agradecer a avaliação,
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Resposta curta e objetiva,
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Se desculpar pelo ocorrido,
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Mostrar-se disponível para solucionar o problema,
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Reconhecer o erro sem se justificar ou ficar na defensiva,
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Se necessário, pedir os dados do cliente para conversar por outros meios.
Após essas dicas e boas práticas, responder as avaliações dos clientes será mais um meio de reter o cliente e fazer com que ele volte mais vezes.
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