Como calcular a margem ideal para o seu supermercado?
Quando você pensou em abrir o mercado, qual foi a margem de lucro que você previu que teria?
Se você nem sabe do que eu estou falando, eu vim aqui para te ensinar a ter uma margem de lucro mínimo, lembrando que isso é o mais importante do seu plano de negócios.
Antes de qualquer coisa tenha sempre em mente que:
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Seu cliente deve ser conquistado a cada ida ao seu mercado.
Uma vez que você conquiste o seu cliente tanto pelo preço, quanto pela qualidade dos seus produtos, você terá a sua fidelidade e com isso a sua margem de lucro não vai diminuir. Agora se desde o início ele não é conquistado pelo preço, dificilmente irá voltar ao seu mercado para saber se tem ou não promoções.
Para você começar a pensar na sua margem, observe todos os seus custos, como por exemplo:
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Aluguel,
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Luz,
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Água,
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Funcionários internos e externos,
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Produtos.
Pronto, você tem todos esses dados e agora vou te ensinar a calcular qual deve ser o seu lucro para então calcular sua margem.
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Lucro = Valor da venda – custo total.
Vou colocar um exemplo que ficará ainda mais claro.
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R$ 12,00 – R$ 6,00 = R$ 6,00
Agora que já temos o lucro, vamos aprender a fórmula para calcular sua margem.
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Lucro / Receita total x 100
O que faz com o exemplo fique dessa maneira.
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R$ 6,00 / R$ 12,00 x 100 = 50
Sendo assim sua margem de lucro é de 50%.
Como fizemos em apenas um produto, para que esse cálculo seja mais realista você pode usar o seu faturamento diário para tirar uma média, sem esquecer o que exatamente é o seu custo diário.
A margem de lucro é fundamental para a saúde do seu mercado, assim você sabe se vai terminar o mês no vermelho ou sobrando dinheiro, e se o valor não for suficiente para você sobreviver no mês, você poderá perder a renda para ampliar o seu mercado ou até mesmo não ter renda pessoal.
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