Meu carrinho de compras
Carrinho Vazio
06/04/2023

Como prevenir perdas no supermercado?

 

Infelizmente quando se trata de comércio alimentício, é normal uma certa porcentagem de perda que acontece, seja ela em frutas, verduras, alimentos que passaram da data de vencimento, entre outras causas, como queda nos corredores.

Porém, essas perdas constantes ocasionam rupturas de estoque, baixas no capital de giro, além de comprometer a qualidade do setor logístico e controle do estoque.

Existem alguns hábitos que contribuem para o desperdício de mercadorias, como:

  • Manipulação inadequada: essa falha acontece no trajeto, do estoque até as prateleiras ou durante a realocação, isso ocorre por causa da falta de cuidado com os produtos frágeis e com embalagens que se rompem facilmente.

  • Data de validade: com uma má gestão de controle do seu estoque ou de seus produtos que estão expostos, a perda ocorre por não prestar atenção a sua data de vencimento.

  • Acomodação de produtos perecíveis: essa é uma das principais causas, pois nem todos empregados sabem como expor os produtos corretamente, todos os supermercados devem ter técnicas padrões para o armazenamento e manipulação de carnes, frutas, hortaliças, entre outros.

 

Mas também existem algumas perdas que ocorrem por terceiros, como em furtos ou desvios e fraudes.

 

Pensando nisso, viemos te dar dicas para você implementar que podem prevenir o desperdício em seus estoques.

 

  1. Invista em capacitação profissional: de que adianta ter vários profissionais se eles não são capacitados para cuidar de seus produtos, para isso eles precisam saber sobre os protocolos de segurança, estocagem e transporte.

  2. Otimize a gestão e o controle de estoque: tenha em mente que apesar de tudo podem haver perdas no estoque, e isso é um problema logístico que deve ser resolvido de maneira eficiente com uma boa estratégia de armazenamento, estocagem, acondicionamento, transporte, fornecimento, quantidade de produtos e data de validade. Para isso é importante ter um ótimo banco de dados.

  3. Invista em segurança: essa é a melhor forma de prevenir furtos e fraudes de funcionários e clientes.

  4. Invista em um software de automação: os softwares de gestão e automação ajudam a reduzir o número de falhas operacionais e fraudes, além disso eles coletam dados essenciais que podem ser usados em inventários e relatórios de controle.

Querem algum assunto específico? Deixe aqui o seu comentário! 

Temos os melhores produtos para você começar o seu negócio esse mês ainda.

 

Gostou das dicas?

 

Que tal conhecer nossos produtos e preparar a sua loja para ser um sucesso no mercado?! É só clicar aqui e entrar em contato com nosso time de vendas.