Você sabe o que é omnichannel?
Você sabe o que é omnichannel?
O momento que estamos vivendo é de grandes conexões e avanços tecnológicos e as marcas não conseguiriam fugir desses vínculos online. Sendo assim o Omnichannel é uma estratégia do B2C que utiliza diferentes canais de comunicação para oferecer a mesma experiência de compra independentemente do meio utilizado – seja no ambiente online ou no offline.
No varejo, ser uma loja omnichannel é bastante significativo para o consumidor e para a marca. Isso porque as experiências de compra estão cada vez mais intercaladas entre o online e o offline, e estar atento a isso é fundamental para vender mais e sempre.
Como a loja omnichannel funciona?
Uma experiência omnichannel integra lojas físicas, e-commerces e consumidores. Os clientes, hoje em dia, querem informações durante todo o processo de compras, e isso leva ao uso de smartphones e o consumo de conteúdos online para as compras.
Grandes marcas do varejo, como Magazine Luiza, Nike, Starbucks, Natura, Riachuelo, Centauro, Renner, C&A, e muitas outras, já fazem uso da estratégia omnichannel.
Canais de comunicação
Como exemplo de canais, podemos observar que as lojas omnichannel estão presentes, principalmente:
- Em pontos de venda tradicionais;
- No e-commerce ou em marketplaces, com site integrado ao estoque da loja;
- Em aplicativos próprios para vendas;
- Em redes sociais e canais de atendimento, como chat e telefone.
Estratégias de uma loja omnichannel
- Sincronizar estoques entre as lojas virtual e física
- Comprar no site e retirar na loja
- Comprar no site, trocar e devolver na loja
- Comprar na loja itens não disponíveis nela no momento e acompanhar o pedido pela internet.
Conseguiu entender o que é omnichannel e por que sua empresa precisa se mobilizar para colocá-lo em prática?
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