Como calcular preço de produtos: uma fórmula prática!
Como calcular preço de produtos: uma fórmula prática!
Já te falei da fórmula para calcular o desconto do seu cliente, vamos relembrar?
Você precisa saber os dados dos quanto tem de gasto com aquele produto, levando em conta o lucro que obtém, mesmo que seja mínimo para ser aplicado na fórmula.
A fórmula:
CF% = (CFM/RBM) x 100
CF : Custo Fixo
CFM : Custo Fixo Médio
RBM : Receita Bruta Média.
Saber apenas a fórmula não vai te dar uma noção de como aplicá-la, por isso trouxe um exemplo para que fique mais fácil de entender.
Imagina que você trabalha com uma loja que vende camisetas, vamos calcular agora:
Supondo que o CFM da sua empresa de camisetas seja R$ 10 mil e o RBM seja de R$ 100 mil, chegamos a um CF de 10%. Isso significa que, para cada camiseta de R$30, eu devo acrescentar R$3 de custo fixo.
Esse não é o preço final do seu produto, ainda precisamos adicionar a margem de lucro, e somente você pode definir, baseado em fatores como a concorrência, objetivo da empresa, demanda e oferta.
A margem de lucro ideal é aquela que você calcula levando em consideração quanto você espera obter de retorno com a venda daquele produto, já a margem de lucro mínima é a porcentagem mínima de lucro que precisa obter para não sair no prejuízo e vender mais.
Supondo que você tenha definido que sua margem ideal é 20% e ainda usando o exemplo da camiseta, chegaremos a um valor final de R$ 39,60 onde:
▪️ R$30 é o valor de custo unitário
▪️ R$3 (10%) é o valor de custo fixo
▪️ R$6,60 (20%) é o valor de margem de lucro ideal considerando a soma de custo unitário e custo fixo da camiseta
Pensando neste exemplo, a margem de lucro ideal é de 20%. Fazendo as contas, o empresário chegou à conclusão de que a margem de lucro mínima é de 10%. Se o vendedor vender menos que isso, o lucro não será o ideal.
Se você gostou deste texto sobre "Como calcular preço de produtos: uma fórmula prática!", clique aqui para conhecer todos os nossos posts!
Fonte: https://blog.melhorenvio.com.br