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16/04/2021

B2B ou B2C?

B2B ou B2C?

 

B2B

O termo B2B é a abreviação do termo em inglês Business to Business que significa venda entre empresas. O significado de B2B se refere a duas empresas que fazem negócios como cliente e fornecedor, ou seja, na venda B2B, o cliente normalmente é outra empresa, comprando para revenda ou como insumo para sua cadeia produtiva, geralmente são operações de venda em atacado, é caracterizada por uma venda de maior volume, tanto de produto quanto de valor.

 

Tipos de operação no modelo B2B:

  • Revenda: a indústria ou distribuidor vende seus produtos para revendas
  • Transformação: a indústria vende seus produtos e insumos para outras indústrias
  • Consumo: a indústria vende para o consumidor final por meio de um distribuidor ou atacado (B2B2C).

 Vantagens do modelo B2B:

 

 

B2C

O termo B2C é abreviação para Business to Consumer ou em português, de Empresa para Consumidor, o B2C é uma operação comercial onde a venda de produtos, serviços ou informações é efetuada diretamente entre a empresa e o consumidor final ou cliente. É o modelo de negócio mais comum, que abrange todo o varejo e seus inúmeros segmentos.

 

Vantagens do modelo B2B:

  • Processo de venda mais simplificado
  • Motivação emocional para a compra
  • Grande frequência de aquisição
  • Amplo mercado.

 

Apesar de termos mais contato no dia a dia com a venda do varejo para os clientes finais (B2C), a venda entre empresas (B2B) é estimada em ser pelo menos o dobro da venda varejo. Em e-Commerce as operações de varejo iniciaram muito antes das operações entre empresas.

O ideal é você entender qual o seu produto, definir seu público-alvo e investir na segmentação dele, aquele papo de “todos podem ser meu cliente” não existe, compreender o mercado ajuda a posicionar sua marca e consequentemente aumentar suas vendas.

 

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Fonte:

Neilpatel

Administradores.com 

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