B2B ou B2C?
B2B ou B2C?
B2B
O termo B2B é a abreviação do termo em inglês Business to Business que significa venda entre empresas. O significado de B2B se refere a duas empresas que fazem negócios como cliente e fornecedor, ou seja, na venda B2B, o cliente normalmente é outra empresa, comprando para revenda ou como insumo para sua cadeia produtiva, geralmente são operações de venda em atacado, é caracterizada por uma venda de maior volume, tanto de produto quanto de valor.
Tipos de operação no modelo B2B:
- Revenda: a indústria ou distribuidor vende seus produtos para revendas
- Transformação: a indústria vende seus produtos e insumos para outras indústrias
- Consumo: a indústria vende para o consumidor final por meio de um distribuidor ou atacado (B2B2C).
Vantagens do modelo B2B:
- Vendas em grande volume e com frequência mais previsível
- Relacionamento com o cliente de médio a longo prazo
- Ciclo de venda bem determinado
- Ticket médio maior do que no B2C.
B2C
O termo B2C é abreviação para Business to Consumer ou em português, de Empresa para Consumidor, o B2C é uma operação comercial onde a venda de produtos, serviços ou informações é efetuada diretamente entre a empresa e o consumidor final ou cliente. É o modelo de negócio mais comum, que abrange todo o varejo e seus inúmeros segmentos.
Vantagens do modelo B2B:
- Processo de venda mais simplificado
- Motivação emocional para a compra
- Grande frequência de aquisição
- Amplo mercado.
Apesar de termos mais contato no dia a dia com a venda do varejo para os clientes finais (B2C), a venda entre empresas (B2B) é estimada em ser pelo menos o dobro da venda varejo. Em e-Commerce as operações de varejo iniciaram muito antes das operações entre empresas.
O ideal é você entender qual o seu produto, definir seu público-alvo e investir na segmentação dele, aquele papo de “todos podem ser meu cliente” não existe, compreender o mercado ajuda a posicionar sua marca e consequentemente aumentar suas vendas.
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