Devo realmente abrir um negócio?
Devo realmente abrir um negócio?
Quem nunca se fez essa pergunta que atire a primeira pedra, estamos sempre em buscar de novas maneiras para ganhar dinheiro, mas descobrir como e quando é a chave para o seu sucesso. Antes de obter esta resposta, você deve se sentar e organizar sua rotina, entendendo as horas disponíveis que você terá para se dedicar a um novo empreendimento. Organização e planejamento levam uma pessoa para o topo!
Neste período de instabilidade econômica, alguns empreendedores não sabem em qual atividade investir. Não existe uma receita pronta para quem quer empreender, mas é essencial se preparar antes de dar o primeiro passo. Neste caso, o aconselhável é elaborar um modelo de negócio, que não inclui ainda aspectos técnicos como legislação, custos e despesas, mas pode auxiliar na estruturação de um novo negócio e testar a ideia.
Para iniciar este planejamento separamos algumas dicas que podem instruir neste novo caminho:
1 – Pense bem sobre a ideia antes de realmente colocá-la em prática
Escolha um ramo de negócio que tenha a ver com você, assim será muito mais fácil amadurecer a ideia e colocá-la em prática. Você quer começar um negócio porque enxergou uma oportunidade no mercado ou porque precisa de uma fonte de renda para se manter?
Importante entender estes pontos antes de dar o próximo passo.
2 - Quanto dinheiro você tem para começar?
Além dos custos com infraestrutura e pessoal, é preciso levar em consideração os custos com a abertura da empresa em si. Coloque absolutamente tudo na ponta do lápis, você precisará visualizar todos os custos para entender até onde conseguirá gastar, assim poderá evitar sobrecarregar o orçamento.
3 – Realize pesquisas de mercado!
Fazer uma pesquisa de mercado é essencial para uma empresa. Saber quem são seus concorrentes e fornecedores, as tendências e novos nichos de clientes, é importante identificar seu público potencial e o que ele espera do mercado, são fatores muito importantes antes de colocar um novo produto ou serviços no mercado e investir recursos.
4 – Faça a definição dos seus produtos ou serviços.
Adicione ao plano de negócios a ideia que deseja desenvolver e trabalhe arduamente nela, empregue todos os esforços na sua melhoria e como seu público vai reagir com o que será disponibilizado.
E por último, mas não menos importante, deixamos uma série de perguntas para que você se faça antes de ir além deste projeto:
- Qual é o seu mercado?
- Quem é seu público-alvo?
- Por que as pessoas vão precisar do seu produto ou serviço?
- Que diferencial você pode oferecer para chamar a atenção diante da concorrência?
- Quem são os possíveis concorrentes e qual ação você deve realizar?
- Quais são os riscos de mercado (tecnológico, regulatório e de execução)?
- Sua ideia é viável no curto, médio e longo prazo?
- Sua ideia é escalável, ou seja, é facilmente replicável e tem alto potencial de crescimento?
- Sua ideia terá valor diante de outros produtos e serviços no mercado ou durará apenas enquanto for novidade?
- Você estará se realizando ao executar sua ideia?
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