Meu carrinho de compras
Carrinho Vazio
13/05/2021

Devo realmente abrir um negócio?

Devo realmente abrir um negócio?

 

Quem nunca se fez essa pergunta que atire a primeira pedra, estamos sempre em buscar de novas maneiras para ganhar dinheiro, mas descobrir como e quando é a chave para o seu sucesso. Antes de obter esta resposta, você deve se sentar e organizar sua rotina, entendendo as horas disponíveis que você terá para se dedicar a um novo empreendimento. Organização e planejamento levam uma pessoa para o topo!

 

Neste período de instabilidade econômica, alguns empreendedores não sabem em qual atividade investir. Não existe uma receita pronta para quem quer empreender, mas é essencial se preparar antes de dar o primeiro passo. Neste caso, o aconselhável é elaborar um modelo de negócio, que não inclui ainda aspectos técnicos como legislação, custos e despesas, mas pode auxiliar na estruturação de um novo negócio e testar a ideia.

 

Para iniciar este planejamento separamos algumas dicas que podem instruir neste novo caminho:

 

1 – Pense bem sobre a ideia antes de realmente colocá-la em prática

Escolha um ramo de negócio que tenha a ver com você, assim será muito mais fácil amadurecer a ideia e colocá-la em prática. Você quer começar um negócio porque enxergou uma oportunidade no mercado ou porque precisa de uma fonte de renda para se manter?

Importante entender estes pontos antes de dar o próximo passo.

 

2 - Quanto dinheiro você tem para começar?

Além dos custos com infraestrutura e pessoal, é preciso levar em consideração os custos com a abertura da empresa em si. Coloque absolutamente tudo na ponta do lápis, você precisará visualizar todos os custos para entender até onde conseguirá gastar, assim poderá evitar sobrecarregar o orçamento.

 

3 – Realize pesquisas de mercado!

Fazer uma pesquisa de mercado é essencial para uma empresa. Saber quem são seus concorrentes e fornecedores, as tendências e novos nichos de clientes, é importante identificar seu público potencial e o que ele espera do mercado, são fatores muito importantes antes de colocar um novo produto ou serviços no mercado e investir recursos.

 

4 – Faça a definição dos seus produtos ou serviços.

Adicione ao plano de negócios a ideia que deseja desenvolver e trabalhe arduamente nela, empregue todos os esforços na sua melhoria e como seu público vai reagir com o que será disponibilizado. 

 

E por último, mas não menos importante, deixamos uma série de perguntas para que você se faça antes de ir além deste projeto:

 

  • Qual é o seu mercado?
  • Quem é seu público-alvo?
  • Por que as pessoas vão precisar do seu produto ou serviço?
  • Que diferencial você pode oferecer para chamar a atenção diante da concorrência?
  • Quem são os possíveis concorrentes e qual ação você deve realizar?
  • Quais são os riscos de mercado (tecnológico, regulatório e de execução)?
  • Sua ideia é viável no curto, médio e longo prazo?
  • Sua ideia é escalável, ou seja, é facilmente replicável e tem alto potencial de crescimento?
  • Sua ideia terá valor diante de outros produtos e serviços no mercado ou durará apenas enquanto for novidade?
  • Você estará se realizando ao executar sua ideia?

 

smiley Gostou do nosso conteúdo? Curta e compartilha! Conheça nossos outros conteúdos clicando aqui! 

 

Fonte:

Empreendedorismo no Brasil

Nubank

Sebrae